OFICINAS DE ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE 1.º E 2.º CEB

  • Maria João Macário LEIP - Universidade de Aveiro, Portugal
  • Ana Rita Gorgulho CIDTFF – Universidade de Aveiro – Portugal
  • Madalena Teixeira Instituto Politécnico de Santarém / CEAUL – Universidade de Lisboa – Portugal

Resumo

No âmbito da formação de professores de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), a expressão escrita constitui uma preocupação, uma vez que quando se solicita, aos futuros professores, para produzirem diferentes escritos, verifica-se, frequentemente, que não estão preparados para o fazer. Partindo desta realidade, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa com estudantes da licenciatura em Educação Básica, numa instituição de Ensino Superior portuguesa, no ano letivo de 2016/2017, tendo como finalidade compreender o contributo da realização de oficinas de escrita (OF) para a melhoria da competência de escrita e para o desenvolvimento profissional dos futuros professores. Os resultados revelaram que o envolvimento nestas atividades contribuiu para uma melhoria das produções escritas, tendo os estudantes tido a possibilidade de se aperceberem das suas dificuldades e de desenvolverem o trabalho necessário para as ultrapassarem. As implicações desta experiência prendem-se, também, com a consciencialização, pelos estudantes, de que um melhor domínio da escrita tem repercussões positivas na aprendizagem dos seus futuros alunos. Não menos importante é o facto de termos comprovado, nesta experiência, que as OF, amplamente utilizadas e com evidências de sucesso no 1.º CEB, também se assumem como estratégia a utilizar no 1.º ciclo de estudos do Ensino Superior.

Publicado
2017-12-02