O USO DOS CORRELATIVOS INOVADORES ADITIVOS NA REDAÇÃO VESTIBULAR: UM EXERCÍCIO COGNITIVO?

  • Marcello Ribeiro
Palavras-chave: Língua, Funcionalismo, Par correlativo aditivo, Cognição.

Resumo

Este artigo verifica o processo de correlação e descreve o comportamento linguístico-discursivo por padrão de pares correlativos aditivos. O corpus, 700 melhores redações vestibulares da Fuvest (Fundação para o Vestibular de São Paulo) em 2004 a 2010, foi composto para observar escreventes habilidosos e o uso de pares diversos dos prescritos na gramática normativa. O foco está nos pares aditivos: “não apenas... como também”, “não apenas... mas principalmente”, “não só... mas”, “não só... mas assim” e “além de... também”. O pressuposto teórico sobre correlação marca a aproximação de segmentos que compõem nova combinação (LIMA-HERNANDES, 2010) e agrega um jogo estratégico persuasivo. Como resultado, observou-se que as escolhas criativas não rompem com o processamento cognitivo esperado e a estratégia que deflagra as escolhas está presente na bagagem cognitiva herdada historicamente.

Publicado
2017-06-11