EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROVOCAÇÕES MILMARAVILHOSAS

  • Guilherme Nakashato IFSP Campus São Paulo

Resumo

Este artigo foi desenvolvido de um fragmento da tese Das estradas e dos desvios: o Curso de Especialização em Arte/Educação da ECA/USP (1984-2001) e a formação do professor de arte, defendida em 2017, pelo PPGAV da ECA/USP. Amparado pelos conceitos de experiência estética de John Dewey, de imaginação criadora de Regina Machado e do papel da narrativa na coletividade por Walter Benjamin, procuro expor, em linhas gerais, a importância da construção narrativa a partir da consumação de uma experiência singular como processo de auto-reflexão que ampare a conscientização da atividade docente, servindo-me de uma vivência particular a partir de um conto de João Guimarães Rosa. Originalmente, o estudo incide sobre a formação de arte/educadores, contudo, é possível ampliar o foco para pensarmos sobre a formação de professores em geral, como também dos indivíduos que compõem a sociedade contemporânea.

Publicado
2017-06-11