ESTADO DA ARTE SOBRE A PESQUISA DO PROFESSOR NO BRASIL

  • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques IFSP
  • Elizabete Carolina Tenório Ricardo Pereira
Palavras-chave: Professor pesquisador, Educação Básica, Formação de Professores, Estado da Arte,

Resumo

Definido por Ferreira (2002, p. 258) como “desafio de mapear e de discutir certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento”, o estado da arte é o resultado de um levantamento bibliográfico acerca de uma determinada temática situada espacial e temporalmente. Este artigo tem por objetivo apresentar um levantamento de produções nacionais sobre a temática “professor pesquisador”, tendo como foco o professor da Educação Básica. A consulta ao Portal CAPES, à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, ao portal Scielo, e aos arquivos públicos disponíveis em formato digital das Reuniões da ANPED, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, possibilitou o levantamento de 118 trabalhos, incluindo artigos, livros, teses e dissertações. Constatou-se um aumento expressivo do número de publicações entre os anos 2000 e 2015, comparativamente aos anos 1980 e 1990. Zeichner, Demo, Lüdke e André figuram como importante referencial teórico das produções. Os dados revelam que há uma preocupação teórica crescente acerca da pesquisa como afazer do docente de educação básica, em especial no que toca à formação docente.

Biografia do Autor

Amanda Cristina Teagno Lopes Marques, IFSP
Possui Doutorado em Educação (2011), Mestrado (2005) e graduação em Pedagogia (2001) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Bolonha, Itália (2008). Foi professora de Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo e assessora do Departamento de Normas Técnicas e Orientação Educacional - SME Guarulhos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, didática, formação de professores.
Publicado
2016-05-29