LETRAMENTO DIGITAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Renata Barbosa Vicente Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Michael Teixeira Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Letramento digital. Ensino. Alfabetização. Tecnologia Educacional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância das tecnologias digitais para a alfabetização e o letramento na sociedade, associando-as às atividades pedagógicas convencionais e por fim apresentar uma proposta educativa digital que favoreça à alfabetização e ao letramento nos anos inicias do ensino fundamental. O artigo se divide em duas partes, a primeira enfatiza importância da leitura e da escrita na sociedade, citando algumas ferramentas convencionais de ensino que contribuem para a absorção e compreensão de conteúdos abordados na leitura de textos, a segunda parte foca na utilização da tecnologia digital para a leitura e a escrita, mostrando a importância dessa ferramenta em auxiliar na aprendizagem a crianças do 4° Ano (3° Série do ensino fundamental 1), da educação básica, trabalhando os conhecimentos de ampliação de vocabulário, construção de sentidos do texto e ortografia.

Biografia do Autor

Renata Barbosa Vicente, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo, atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, desenvolve pesquisa em letramento digital e em lingaugem e cognição.
José Michael Teixeira Campos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Aluno de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), integrante do programa de iniciação científica da UFRPE/ Unidade Acadêmica Cabo de Santo Agostinho (UACSA)

 

Publicado
2016-05-29