O papel das aprendizagens ativas na educação na era da comunicação.

  • Fátima Beatriz De Benedictis Delphino IFSP FACULDADE FLAMINGO

Resumo

Este artigo pretende apresentar algumas metodologias de ensino que, apesar de não serem inéditas, pois algumas são conhecidas há alguns séculos, estão sendo consideradas atualmente como Metodologias Ativas, título dado àquelas metodologias que conseguem do aluno atitudes de aprendizagem significativa e metacognitivas, que também conseguem refletir sobre o que estão fazendo na sala de aula. O papel do professor é alterado neste contexto, daquele que ensina, ele passa a ser aquele que faz aprender e que também aprende. Há uma quebra de paradigma do aprendiz passivo para o aprendiz ativo, em que os conteúdos deixam de ser o fim da aprendizagem, para serem os meios, pois o fim passa a ser a própria aprendizagem. São demonstrados aqui alguns experimentos realizados com 92 alunos de um curso superior de Pedagogia em São Paulo. As conclusões do trabalho, que apresentam também uma avaliação do trabalho realizado pelos alunos, são bastante positivas e indicam o uso constante das Metodologias Ativas no dia a dia do professor.

Biografia do Autor

Fátima Beatriz De Benedictis Delphino, IFSP FACULDADE FLAMINGO
Pós-doutorado em Educação na área de concentração Políticas, Administração e Sistemas Educacionais pela Unicamp, graduação em Letras Português pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática funcional, multimodalidade, metáfora, letramento educação profissional. Atuação em gestão educacional como Diretora de Ensino e como diretora de Formação Geral do IFSP. Atualmente  é professora do curso de Pedagogia da Faculdade Flamingo e formadora do Programa PACTO – Alfabetização na Idade Certa, MEC/UNICAMP e pesquisadora do grupo de metodologias ativas ADDERE.
Publicado
2015-11-30