O papel das aprendizagens ativas na educação na era da comunicação.
Resumo
Este artigo pretende apresentar algumas metodologias de ensino que, apesar de não serem inéditas, pois algumas são conhecidas há alguns séculos, estão sendo consideradas atualmente como Metodologias Ativas, título dado àquelas metodologias que conseguem do aluno atitudes de aprendizagem significativa e metacognitivas, que também conseguem refletir sobre o que estão fazendo na sala de aula. O papel do professor é alterado neste contexto, daquele que ensina, ele passa a ser aquele que faz aprender e que também aprende. Há uma quebra de paradigma do aprendiz passivo para o aprendiz ativo, em que os conteúdos deixam de ser o fim da aprendizagem, para serem os meios, pois o fim passa a ser a própria aprendizagem. São demonstrados aqui alguns experimentos realizados com 92 alunos de um curso superior de Pedagogia em São Paulo. As conclusões do trabalho, que apresentam também uma avaliação do trabalho realizado pelos alunos, são bastante positivas e indicam o uso constante das Metodologias Ativas no dia a dia do professor.