LETRAMENTO LITERÁRIO E MEDIAÇÃO DE LEITURA: CAMINHOS PARA O DIREITO À LITERATURA

  • Marcelo Cizaurre Guirau Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Alessandra Jacqueline Vieira

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação de leitores a partir do resultado de uma pesquisa sobre hábitos de leitura realizada entre alunos do primeiro ano do Ensino Médio de escolas públicas da região de São Roque. Os resultados mostram que o contato desses estudantes com o texto literário é insuficiente para a formação de leitores autônomos e críticos. Mostram, também, a pouca familiaridade dos entrevistados com um dos gêneros literários mais trabalhados na escola: o conto. O cenário apresentado pela pesquisa reforça a necessidade de ações para a promoção da leitura literária para além do trabalho escolar. Dentre essas ações, destacamos a mediação de leitura como forma de introduzir o letramento literário para, assim, ampliar o universo de leitores de literatura no Brasil.

Biografia do Autor

Marcelo Cizaurre Guirau, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em Letras (Português / Inglês) pela Universidade de São Paulo. (2004); especialização em Estudos de museus de arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo -MAC-USP (2006); mestrado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo (2007); especialização em Linguagens da arte pelo Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo (2008); doutorado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus São Roque . E-mail: cizaurre@ifsp.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0605124404382681

Publicado
2015-11-30