AS ESTRATÉGIAS DE ARGUMENTAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO INTERACIONAL-ARGUMENTATIVA NO PROGRAMA BEM JUNTINHOS

  • Adriana Moreira PEDRO FFLCH-USP
  • Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira ANDRADE Universidade de São Paulo (FFLCH-DLCV)
Palavras-chave: Organização interacional-argumentativa; Estratégias de argumentação; Entrevista.

Resumo

Este trabalho busca observar e analisar as estratégias de argumentação e a organização interacional-argumentativa que ocorrem entre os apresentadores Rodrigo Hilbert, Fernanda Lima e seus convidados Rita von Hunty e Tiago Abravanel no programa Bem Juntinhosdo canal GNT, no episódio intitulado “Minimalismo e consumo”, de abril de 2021. Para tanto, utilizamos estudos da argumentação de Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005), Jubran e Risso (1998) autores que se debruçam sobre a interação; Kerbrat-Orecchioni (2006); Goodwin e Duranti (1992); Lima (2009); Fávero, Andrade e Aquino (2015) para embasar a análise de nosso corpus. Com as análises propostas, chegamos à conclusão que, neste programa, há um protagonismo nos discursos de Rita von Hunty que se utiliza de estratégias argumentativas e consegue uma organização em suas falas se fazendo entender claramente e recebendo aprovação dos outros participantes na conversação, o que é visível pelo consentimento explicitado pelos outros participantes. Vê-se também inversões de papéis de entrevistador e entrevistado, principalmente entre Fernanda Lima e Rita von Hunty.

Biografia do Autor

Adriana Moreira PEDRO, FFLCH-USP

Doutoranda no programa de pós-graduação de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. E-mail: <dri.mope@gmail.com>.

Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira ANDRADE, Universidade de São Paulo (FFLCH-DLCV)

Professora doutora do Departamento de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. E-mail: <maluvictorio@usp.br>.

Publicado
2025-12-30