NA TRILHA DA ESCRITA: VOZES QUE SE CONECTAM

  • Juraci Soares da SILVA Escola Municipal de Educação Básica Professora Nair Barbosa de Souza
  • Silvelena Cosmo DIAS Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas (UFMS-CPTL)
Palavras-chave: Escrita. Reescrita. Sentido.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com estudantes do 9º ano do ensino fundamental II, em uma escola pública. O objetivo consistiu em analisar o posicionamento discursivo dos educandos na produção da carta do leitor. A fundamentação teórica apoia-se nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, com ênfase nos estudos de Michel Pêcheux (2014), que concebe o discurso atravessado por ideologia, nas contribuições de Eni Orlandi (2015, 2017a; 2017b), cuja abordagem enfatiza a relação entre linguagem, sentido e historicidade e nos gêneros do discurso, com base em Bakhtin (2011). A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, conforme proposta por Thiollent (2011) e Tripp (2005), por meio da implementação de um projeto de intervenção com atividades voltadas à leitura, escrita e reescrita. A análise dos recortes selecionados demonstrou avanços relevantes, especialmente ao se comparar a produção diagnóstica inicial com a versão final reescrita.

Biografia do Autor

Juraci Soares da SILVA, Escola Municipal de Educação Básica Professora Nair Barbosa de Souza

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor de Língua Portuguesa da rede pública de ensino de Novo Santo Antônio/MT. E-mail: <juracir_soares@hotmail.com>.

Silvelena Cosmo DIAS, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas (UFMS-CPTL)

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP/IEL. Professora-Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). E-mail: <diascosmo@yahoo.com.br>.

Publicado
2025-12-30