ANÁLISE DA PLATAFORMA DIGITAL LETRUS COMO APOIO NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DOS NOVOS LETRAMENTOS

  • Francisco Almeida de SOUSA NETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)
Palavras-chave: Escrita. Plataformas digitais. Novos letramentos

Resumo

Considerando as transformações ocorridas na sociedade no tocante às revoluções tecnológicas, este artigo tem como objetivo analisar uma plataforma digital educacional na perspectiva dos estudos dos novos letramentos. Esta pesquisa se deu pelo fato de que, questões relacionadas a tecnologia precisam ser entendidas como se relacionam com o letramento em tempos de web 20, cibercultura e ciberespaço. Além do mais, é preciso entender como as plataformas digitais educacionais impactaram o sistema educacional, pois a escola já não é mais detentora de todo o conhecimento. Esta é uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, e para se chegar aos objetivos, foi feito uma discussão sobre plataformas digitais, depois, relacionou-se a escrita com o estudo dos novos letramentos, seguido da análise. Como aparato bibliográfico, recorreu-se a Oliveira (2020), que conceitua plataformas digitais e Lankashear e Knobel (2008) que aborda a questão do estudo dos novos letramentos.

Biografia do Autor

Francisco Almeida de SOUSA NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); endereço eletrônico: < franciscoalmeidanetu@gmail.com >.

Publicado
2025-02-28