ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA DO PNLD 2024
Resumo
Os livros didáticos (LDs) de Língua Inglesa (LI) do Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) são instrumentos bastante relevantes ao trabalho de ensino e aprendizagem de LI no contexto da escola pública. Esses materiais têm sido produzidos observando as orientações disponibilizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Common European Framework of Reference (CEFR). Além de esses documentos norteadores, temos, na seara da Aquisição de Segunda Língua, uma gama de teorias, abordagens, métodos e técnicas que podem, também, auxiliar a produção de LDs. O objetivo deste estudo é analisar como os aspectos teórico-metodológicos dos LDs de LI do PNLD 2024 viabilizam a implementação das orientações previstas na BNCC, no CEFR e na abordagem do ensino de línguas baseado em tarefas. Para isso, discute-se o conjunto dos quadros teóricos elencados acima e, em seguida, descrevem-se e analisam-se 16 capítulos de duas coleções de LDs do PNLD 2024. Os resultados desta pesquisa apontam convergências e distanciamentos entre os LDs analisados e o suporte teórico utilizado, principalmente quando se observa o desenvolvimento dos níveis de proficiência do CEFR previstos nessas obras didáticas.