UM SOBRADO, UM CORTIÇO E UM PACTO NO RIO

  • Charles Borges CASEMIRO IFSP/SPO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo
Palavras-chave: Narrativa brasileira. Regionalismo. Antropofagia. Machado de Assis. Aluísio Azevedo.

Resumo

O objetivo deste ensaio, Um Sobrado, um Cortiço e um Pacto no Rio, é apresentar, em visão panorâmica, um possível enquadramento das obras Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, e O Cortiço (1890), de Aluísio Azevedo, como parcelas das perspectivas estéticas paródicas da dupla articulação do Brasil na economia-mundo capitalista – seja no plano da infraestrutura ou da superestrutura –, o que, neste caso, se configura, de um lado, por meio de um processo de regionalização do tecido narrativo europeu (tese regionalista: adequação da paisagem estética europeia – tempo, espaço e pessoa – à paisagem local, a partir do aproveitamento e da apropriação de elementos endógenos à paisagem brasileira), e, por outro lado, por um processo de europeização antropofágica do tecido narrativo brasileiro (tese antropofágica: adequação da paisagem estética brasileira – tempo, espaço e pessoa – à paisagem europeia, a partir do aproveitamento e da apropriação de elementos exógenos à paisagem brasileira), no sentido de cumprir, com uma representação duplamente articulada da paisagem estética, uma função daguerreotípica de representação crítica do espaço e do sujeito brasileiros, no tempo da segunda metade do século XIX, como expressão máxima do belo realista de tese psicológica, sociológica e naturalista. Para mediar as considerações a respeito desta dupla articulação, propõe-se, como chave interpretativa, tanto do plano material quanto do plano da cultura, o mito fáustico, metonímia e metáfora, ao mesmo tempo, de construção de uma economia-mundo moderna e contemporânea, em que se inserem as obras em questão.

 

PALAVRAS-CHAVE: Narrativa brasileira. Regionalismo. Antropofagia. Machado de Assis. Aluísio Azevedo.

Biografia do Autor

Charles Borges CASEMIRO, IFSP/SPO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP / FFLCH / DLCV - Programa de Literatura Portuguesa, 2019); Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACK-SP - Discurso Literário Regionalista e Identidade Nacional, 2004); Bacharel em Letras Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP / FFLCH / DLCV - Língua Portuguesa, 1991); Bacharel em Letras Linguística pela Universidade de São Paulo (USP / FFLCH / DLCV - Linguística, 1991); Licenciado em Letras Português pela Universidade de São Paulo (USP / FEUSP - Língua Portuguesa, 1991).

Docente e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo (2014=>); Editor Gerente da Revista Metalinguagens - IFSP (2016 =>); Editor Chefe da Estige Editoral Ltda (2020); Docente do Ensino Fundamental e Médio Público Estadual, em São Paulo, entre os anos de 1988 e 1991; Docente de Cursos Pré-Vestibulares e Ensino Médio Privado, em São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Jundiaí, Vinhedo, Campinas, Mogi das Cruzes e Sorocaba entre 1990 e 2014. CEO e Editor Chefe da Editora Casemiro (Charles Borges Casemiro ME), entre os anos de 1996 e 2014); Autor de livros didáticos e paradidáticos voltados para o Ensino Médio; Poeta.

Experiência de 30 anos de trabalho docente, de pesquisa e de extensão na área de Letras (Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Comparada) e na área de Linguística (Análise do Discurso Literário e das Artes Visuais - Literatura, Pintura, Escultura, Arquitetura e Cinema) no ensino médio e superior.

Área de concentração de estudos: 1. Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa; 2. Representação de paisagens estéticas, questões identitárias e de pertencimento a partir do discurso literário e do discurso das artes visuais. 3. Prosa contemporânea em Língua Portuguesa. 4. Literatura de autoria feminina. 

Publicado
2023-12-30
Seção
Artigo ou Ensaio Convidado