A "PELE ALVA, PELE ALVO" E A DENÚNCIA DO SISTEMA RACISTA BRASILEIRO

  • Danuza Américo Felipe de LIMA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Avaré
  • Natan Henrique CORREIA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Avaré
Palavras-chave: Literatura. Racismo. Violência. Polícia. Juventude.

Resumo

O presente artigo apresenta uma breve análise da crônica “Pele alva, pele alvo”, de Rogério de Souza Silva. Esse texto foi publicado na Coletânea de poemas e narrativas do IV Concurso Literário do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena do Instituto Federal do Estado de São Paulo (NEABI/IFSP), em 2022. A crônica aborda o racismo estrutural no Brasil e a trágica consequência da violência policial contra a população afrodescendente, além de suscitar a reflexão a respeito da representação do negro na mídia televisiva. Dada a relevância do tema e da proposta no âmbito da promoção da educação antirracista no campo literário, realizaremos a análise formal e interpretativa desse texto.1

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Racismo. Violência. Polícia. Juventude.

1 Trabalho escrito a convite e sob a orientação da Profª. Drª. Danuza Américo Felipe de Lima, na sequência da disciplina de Teoria Literária.

Biografia do Autor

Danuza Américo Felipe de LIMA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Avaré

Doutora em Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Avaré. Endereço eletrônico <danuza.lima@ifsp.edu.br>.

Natan Henrique CORREIA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Avaré

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo do Campus de Avaré. Endereço eletrônico: <natan.henrique@aluno.ifsp.edu.br>.

Publicado
2023-04-29