AS ESCREVIVÊNCIAS, O PRETOGUÊS E A INTERSECCIONALIDADE

UMA BREVE LEITURA DE LEITE DO PEITO, DE GENI GUIMARÃES

  • Vivian Leme FURLAN Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Rebecca Beatriz Pinheiro QUINTINO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Avaré
Palavras-chave: Geni Guimarães. Escrevivência. Interseccionalidade. Literatura feminina afro-brasileira.

Resumo

O presente artigo faz uma breve leitura da obra Leite do Peito, de Geni Guimarães, partindo da relação do conceito de “escrevivência” de Conceição Evaristo com o termo “pretoguês”, cunhado por Lélia Gonzalez em 1988. O conceito de “escrevivência” se define pela escrita da experiência e do corpo negro no Brasil. O “pretoguês”, por sua vez, em síntese, é o resultado da fusão do sistema linguístico do colonizado com o sistema linguístico do colonizador, ou seja, é a resistência do povo negro em manter sua língua viva. Com base nesses dois conceitos-chave, partiremos, para a análise crítica da obra em questão, da escrita das vivências de uma personagem-autora negra, em que se nota que o texto extrapola as questões de estrutura literária, sendo possível um olhar para a condição de marginalização da escrita de mulheres negras na literatura brasileira, haja vista a breve análise do prefácio da obra. Será importante, também, atentar-se para questões de interseccionalidade entre raça, classe e gênero, que permeiam não só a obra de Geni Guimarães, mas também as suas condições de trabalho e suas publicações.

 

PALAVRAS-CHAVE: Geni Guimarães. Escrevivência. Interseccionalidade. Literatura feminina afro-brasileira.

Biografia do Autor

Vivian Leme FURLAN, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Professora Doutora em Estudos Literários pela UNESP/FCLAr. Sem vínculo institucional. Endereço eletrônico: <viviufscar@gmail.com>

Rebecca Beatriz Pinheiro QUINTINO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Avaré

Licencianda do Curso de Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo – Campus Salto. Bolsista PIBIFSP. Endereço eletrônico: < rebecca.quintino@aluno.ifsp.edu.br>.

Publicado
2023-04-29