O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO AÇÃO DE ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO AOS IMIGRANTES EM PORTO VELHO – RO

  • Vera Lúcia Conceição da SILVA Universidade Federal de Rondônia (UNIR) / Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
  • Lúcia Maria de Assunção BARBOSA Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Português Língua de Acolhimento. Projeto de extensão. Imigrantes. Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras. UNIR.

Resumo

RESUMO: Diversos fluxos migratórios ocorreram no Brasil desde a sua colonização. Porém, a partir de 2010, percebe-se um aumento repentino da escolha forçada da nação brasileira por muitos imigrantes e refugiados de diferentes nacionalidades, em busca de trabalho e melhor condição de vida. Rondônia, em especial sua capital Porto Velho, tem sido rota para esses imigrantes, sobretudo para venezuelanos e haitianos. Nesse contexto, a aquisição do português é um fator imprescindível para a mitigação da barreira linguística e a integração deles à nova sociedade, surgindo, assim, a demanda de oferta de cursos de Português como forma de acolher o imigrante de língua e cultura diferentes. Com o objetivo de analisar e evidenciar, a partir dos relatórios, uma das ações realizadas pela Universidade Federal de Rondônia, mais precisamente pelo Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras – DALE, por meio de um projeto de extensão, que é intitulada Curso de Português como Língua Adicional. Essa ação tem sido um dos suportes aos imigrantes para sua inserção linguística, cultural e laboral. Para tanto, a abordagem adotada foi a qualitativa de cunho interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008).

 

PALAVRAS-CHAVE: Português Língua de Acolhimento. Projeto de extensão. Imigrantes. Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras. UNIR.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Conceição da SILVA, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) / Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Doutoranda do PPG em Linguística pela Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT, campus Cáceres. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Professora do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras – DALE da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, campus Porto Velho. Endereço eletrônico: <vera.lucia.silva@unemat.br>.

Lúcia Maria de Assunção BARBOSA, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Estudos Portugueses, Brasileiros e da África Lusofônica pela Universite Paris VIII. Fez estágio Pós-doutoral na Universidade Federal do Ceará, com visita acadêmica na Universidade de Aveiro (Portugal). Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela UNESP. Professora Adjunta da Universidade de Brasília - UnB. Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT, campus Cáceres. Endereço eletrônico: <luciunb@gmail.com>.

Publicado
2023-12-31