O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO AÇÃO DE ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO AOS IMIGRANTES EM PORTO VELHO – RO
Resumo
RESUMO: Diversos fluxos migratórios ocorreram no Brasil desde a sua colonização. Porém, a partir de 2010, percebe-se um aumento repentino da escolha forçada da nação brasileira por muitos imigrantes e refugiados de diferentes nacionalidades, em busca de trabalho e melhor condição de vida. Rondônia, em especial sua capital Porto Velho, tem sido rota para esses imigrantes, sobretudo para venezuelanos e haitianos. Nesse contexto, a aquisição do português é um fator imprescindível para a mitigação da barreira linguística e a integração deles à nova sociedade, surgindo, assim, a demanda de oferta de cursos de Português como forma de acolher o imigrante de língua e cultura diferentes. Com o objetivo de analisar e evidenciar, a partir dos relatórios, uma das ações realizadas pela Universidade Federal de Rondônia, mais precisamente pelo Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras – DALE, por meio de um projeto de extensão, que é intitulada Curso de Português como Língua Adicional. Essa ação tem sido um dos suportes aos imigrantes para sua inserção linguística, cultural e laboral. Para tanto, a abordagem adotada foi a qualitativa de cunho interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008).
PALAVRAS-CHAVE: Português Língua de Acolhimento. Projeto de extensão. Imigrantes. Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras. UNIR.