ESTÁGIO SUPERVISIONADO, RELATÓRIO E TIPOS DE AGIR DOCENTE
A LINGUAGEM REVELANDO PRÁRICAS E SABERES
Resumo
RESUMO: O presente estudo objetiva analisar de que maneira os tipos de agir (BRONCKART; MACHADO, 2004; MAZZILLO, 2006) estão representados em relatórios de estágio supervisionado produzidos por professores iniciantes após a regência de estágio de um curso de Letras/Língua Inglesa, na modalidade a distância. A fundamentação teórica baseia-se nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2009), construto que designa o papel da linguagem como central para o agir humano, e nas pesquisas sobre Estágio Supervisionado (PIMENTA; LIMA, 2005/2006, 2012; BARROS et al, 2011; FARIAS, 2017), compreendido como espaço de formação e transformação docente. O presente trabalho caracteriza-se em uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa cujo corpus é constituído por quatro relatórios de estágios. Como procedimentos de análise, realizamos uma síntese da forma de organização da disciplina, o mapeamento e discussão dos elementos que representam os tipos de agir. Os resultados revelaram que os professores iniciantes de língua inglesa estavam representados de modos distintos, quais sejam: um agir recorrente, um agir linguageiro, um agir instrumental e um agir mental.
PALAVRAS-CHAVE: Estágio Supervisionado. Relatório. Tipos de Agir.