ESTÁGIO SUPERVISIONADO, RELATÓRIO E TIPOS DE AGIR DOCENTE

A LINGUAGEM REVELANDO PRÁRICAS E SABERES

Palavras-chave: estágio supervisionado, relatório, tipos de agir docente

Resumo

RESUMO: O presente estudo objetiva analisar de que maneira os tipos de agir (BRONCKART; MACHADO, 2004; MAZZILLO, 2006) estão representados em relatórios de estágio supervisionado produzidos por professores iniciantes após a regência de estágio de um curso de Letras/Língua Inglesa, na modalidade a distância. A fundamentação teórica baseia-se nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2009), construto que designa o papel da linguagem como central para o agir humano, e nas pesquisas sobre Estágio Supervisionado (PIMENTA; LIMA, 2005/2006, 2012; BARROS et al, 2011; FARIAS, 2017), compreendido como espaço de formação e transformação docente. O presente trabalho caracteriza-se em uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa cujo corpus é constituído por quatro relatórios de estágios. Como procedimentos de análise, realizamos uma síntese da forma de organização da disciplina, o mapeamento e discussão dos elementos que representam os tipos de agir. Os resultados revelaram que os professores iniciantes de língua inglesa estavam representados de modos distintos, quais sejam: um agir recorrente, um agir linguageiro, um agir instrumental e um agir mental.

 

PALAVRAS-CHAVE: Estágio Supervisionado. Relatório. Tipos de Agir.

Biografia do Autor

Denilson Cícero Farias de LIMA, Faculdade Integrada Instituto Souza/Aluno

Possui graduação no curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa, da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/PROPESC/UFPB) entre Setembro de 2021 e Agosto de 2022, onde desenvolveu pesquisas a respeito do trabalho docente de professores iniciantes no estágio supervisionado do curso de Letras-Inglês, modalidade de ensino a distância. Atualmente, é aluno de pós-graduação, na especialização lato sensu em Ensino de Língua inglesa, da Faculdade FaSouza.

Sandra Maria Araújo DIAS, Universidade Federal da Paraíba/Professora

Sandra Maria Araujo Dias é doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é professora da UFPB - Campus IV (Litoral Norte), lotada no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e vinculada ao Departamento de Letras (DL). Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: letramentos, estágio supervisionado e ensino-aprendizagem de língua inglesa.

Publicado
2023-12-30