RECENTE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO:

MUDOU ALGUMA/MUITA COISA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA PÚBLICA?

  • Davi RODRIGUES Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Carolina Barbosa Moura da SILVA Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Luciene Paula Machado PEREIRA UFMS
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa, Novo Ensino Médio, Análise Linguística

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma o componente curricular Língua Portuguesa tem sido ensinado nas escolas públicas a partir da recente implementação do Novo Ensino Médio, buscando entender mais especificamente como tais mudanças se manifestam na prática docente dos professores envolvidos. Para tanto, observamos 8h/aula de uma professora do Ensino Médio de uma escola pública, a partir da metodologia qualitativa e interpretativista. Ao final, concluímos que a prática pedagógica da professora possui uma certa relação com o que postulam os documentos curriculares oficiais, que se caracterizaram como ponto de cisão da prática da docente observada. Além disso, evidenciamos uma condição de entrelugar epistemológico da professora manifestado na tentativa de adotar a prática de análise linguística em suas atividades com os alunos, mesmo que a perspectiva que predomine em suas aulas seja a do ensino tradicional da gramática.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Portuguesa. Novo Ensino Médio. Análise Linguística.

Biografia do Autor

Davi RODRIGUES, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Atualmente é estagiário na Secretaria de Inovação Pedagógica Digital da Agência de Educação Digital e a Distância da UFMS (SEPED/AGEAD). Possui interesse nos seguintes temas: ensino e avaliação mediados pelas tecnologias, letramento crítico, formação cidadã, ensino de línguas e multimodalidade. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple) - UFMS/CNPq. 

Carolina Barbosa Moura da SILVA, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui ensino médio integrado em informática no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Campo Grande (IFMS-CG). Realizou estágio obrigatório na área de manutenção de computadores no 9° Grupamento Logístico no Setor de Tecnologia e Informação. É graduada em Letras licenciatura português/inglês na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande (UFMS-CG).

Luciene Paula Machado PEREIRA, UFMS

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2022), área de concentração em Linguagem e Educação. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005) e mestrado em Estudos de Linguagens - área de concentração Linguística e Semiótica (2009) pela mesma instituição. É Professora dos Cursos de Letras da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - FAALC/UFMS.

Publicado
2023-12-30