RECENTE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO:
MUDOU ALGUMA/MUITA COISA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA PÚBLICA?
Resumo
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma o componente curricular Língua Portuguesa tem sido ensinado nas escolas públicas a partir da recente implementação do Novo Ensino Médio, buscando entender mais especificamente como tais mudanças se manifestam na prática docente dos professores envolvidos. Para tanto, observamos 8h/aula de uma professora do Ensino Médio de uma escola pública, a partir da metodologia qualitativa e interpretativista. Ao final, concluímos que a prática pedagógica da professora possui uma certa relação com o que postulam os documentos curriculares oficiais, que se caracterizaram como ponto de cisão da prática da docente observada. Além disso, evidenciamos uma condição de entrelugar epistemológico da professora manifestado na tentativa de adotar a prática de análise linguística em suas atividades com os alunos, mesmo que a perspectiva que predomine em suas aulas seja a do ensino tradicional da gramática.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Portuguesa. Novo Ensino Médio. Análise Linguística.