ENTRE CÂNONES - O ESPAÇO DA MULHER NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

UM PANORAMA ESTATÍSTICO

  • Ana Paula Giannini RYDLEWSKI Universidade Estácio de Sá
  • Maria Paz Pizarro PORTILLA Universidade Estácio de Sá
Palavras-chave: Escritoras mulheres, Escrita feminista, Autoras brasileiras, Autoras contemporâneas

Resumo

RESUMO: Em plena contemporaneidade, ainda nos deparamos com discursos cristalizados que afastam as mulheres dos espaços de poder existentes em diversas áreas do conhecimento humano. Durante vários séculos, a pergunta que se fez necessária foi: onde estavam as mulheres? Mais que isso, onde estavam as mulheres escritoras? Não existiam? Não produziam? Não publicavam suas obras? Certamente, estavam todas ali presentes em suas épocas, pensadoras da política, da sociologia, da educação, das áreas de exatas, das artes, e, obviamente, também da literatura, assim como as existentes nos dias atuais. Focado no conceito de memoricídio, segundo o qual há um apagamento sistemático da memória histórica, este artigo investiga sincrônica e diacronicamente a representatividade da mulher escritora contemporânea brasileira no cânone, e, mais que isso, na ponta final da cadeia do livro: as bibliotecas e as mãos dos leitores e das leitoras. A partir de uma pesquisa quantitativa realizada entre coletivos de literatura feminina – e feminista – existentes na internet, revelou-se o perfil de mulheres que fazem da arte de escrever seus ofícios, seus lugares de fala e de afirmação de seus valores, em um mundo de representatividade majoritariamente masculina. A investigação constatou a diversidade e a riqueza criativa das escritoras abordadas em uma miscelânea de histórias e vivências que vão muito além da elaboração de obras literárias de inegável qualidade artística. A pesquisa revela, acima de tudo, um esforço conjunto – consciente ou não – de escritoras brasileiras de nosso século, nas ações afirmativas de suas vozes – ou letras - em busca da conquista de um espaço de perpetuação da memória da literatura produzida por mulheres de língua lusófona, galgando mais um degrau em busca da equidade de direitos entre gêneros em todos os espectros socioculturais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Autoria feminina. Literatura brasileira contemporânea.

Biografia do Autor

Ana Paula Giannini RYDLEWSKI, Universidade Estácio de Sá

Graduanda em Letras Língua Portuguesa Bacharelado (Universidade Estácio de Sá), atriz, escritora, dramaturga e produtora cultural. Endereço eletrônico: <palcoproducoes@hotmail.com>.

Maria Paz Pizarro PORTILLA, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense, mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em Informática pela Universidad de Deusto, Bilbao-Espanha e em Letras Português-Espanhol pela Universidade Paulista – UNIP. Docente da Universidade Estácio de Sá, é a orientadora deste trabalho.  

 

Observação: Orientadora.

Publicado
2023-12-30