TOPÔNIMOS DE ORIGEM INDÍGENA E AFRICANA NO MÉDIO JEQUITINHONHA COMO SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA

  • Shirlene Aparecida da ROCHA Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
Palavras-chave: léxico; topônimos; Médio Jequitinhonha; resistência.

Resumo

RESUMO: O léxico é, dentro dos vários níveis da linguagem, o mais revelador de aspectos históricos e socioculturais de uma região. Este trabalho objetivou a analisar os topônimos da Região Imediata de Araçuaí, a fim de verificar a ocorrência de nomes de origem indígena e africana. Para a análise, foram coletados, por meio de entrevistas orais e cartas geográficas, 252 nomes de lugares que constituem o corpus de uma tese de doutorado em andamento, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Como aporte teórico, foram utilizados trabalhos do campo da lexicologia, especialmente da onomástica, cujos principais autores são Sapir (1969), Biderman (2001), Dick (1975, 1990a 1990b), Seabra (2004) e Duranti (2000). Constatou-se que dos 252 topônimos, 20 lexias de origem indígena nomeiam 40 acidentes geográficos e 04 lexias de origem africana dão nome a 06 acidentes geográficos. O estudo permitiu ratificar que prevalecem os topônimos de origem portuguesa que somam 206, embora os indígenas e africanos tenham desempenhado papel fundamental na ocupação e formação da Região . Por outro lado, a existência destes topônimos simboliza a resistência destes povos originários.

 

PALAVRAS-CHAVE: Léxico. Topônimos. Médio Jequitinhonha. Resistência.

 

Biografia do Autor

Shirlene Aparecida da ROCHA, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFMG. Professora EBTT IFNMG, Campus Araçuaí. Endereço eletrônico: <shirlene.rocha@ifnmg.edu.br>.

Publicado
2023-12-31