O METAFORIZAR DA CLÍNICA COMO CONFIGURAÇÃO DE DOENÇA, VIDA E MORTE

  • Andrea Funchal LENS, Profª Mª Centro Universitário FEI
  • Fabiana Buitor CARELLI, Profª Drª Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Metáfora, Encontro Clínico, Metáforas da Clínica

Resumo

RESUMO: O presente artigo busca discutir brevemente a origem do conceito de metáfora, remontando às definições dadas por Aristóteles, para abordar e analisar as metáforas produzidas em contexto clínico pelos agentes envolvidos na ação, médico e paciente. Analisaremos as possíveis configurações de sujeito e seus estados de doença, a partir do transporte de termos ordinários e cotidianos para a criação de imagens figuradas do simbólico, dando forma às abstrações do ser e presentificando a consulta médica como espaço de configuração radical de vida e morte, especialmente expresso pela construção metafórica.

PALAVRAS-CHAVE: Metáfora. Encontro clínico. Metáforas da clínica.

Biografia do Autor

Andrea Funchal LENS, Profª Mª, Centro Universitário FEI

Graduada em Letras com bacharelado e licenciatura em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo (USP); Doutoranda pela Universidade de São Paulo; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura, Narrativa e Medicina – GENAM/USP, desde 2011. Atua como professora de Comunicação e Expressão no Centro Universitário FEI. Endereço eletrônico: <andrea.funchal@gmail.com>.

Fabiana Buitor CARELLI, Profª Drª, Universidade de São Paulo (USP)

Visiting Fellow na Princeton University (USA) (Processo FAPESP BPE 2021/09906-9); Professora Associada (Livre-Docente) da Universidade de São Paulo, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura, Narrativa e Medicina da Universidade de São Paulo (GENAM). Endereço eletrônico: <fbcarelli@gmail.com>

Publicado
2022-10-03