A FEBRE COMO RELÓGIO

MALÁRIA, NARRATIVA E TEMPORALIDADE EM “SARAPALHA”

  • Cícero Nardini QUERIDO, Prof. Universidade de São Paulo (USP)
  • José Otto REUSING JÚNIOR, Prof. Me.
  • Fabiana Buitor CARELLI, Profª Drª Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Temporalidade, Narrativa, Malária

Resumo

RESUMO: O caráter ambíguo da temporalidade, tal como experiência inexorável do ser humano no mundo, intriga diversos campos de nosso pensamento. Alguns eventos vitais, como o adoecimento e a morte, reconfiguram essa experiência, que se torna então objeto de diferentes discursos e representações. A discursividade biomédica reduz a experiência temporal dos indivíduos a seus componentes objetivos, no intuito de torná-la mensurável para fins diagnósticos e terapêuticos. Diversamente, as narrativas literárias redimensionam a experiência vivida ou imaginada, desvelando componentes fundamentais para a compreensão do processo do adoecimento em suas complexidades existencial e estética. Este artigo visa analisar a reconfiguração narrativa da experiência temporal promovida pela malária em indivíduos afetados pela doença, a partir da análise textual do conto “Sarapalha”, de João Guimarães Rosa, e à luz de alguns conceitos fundamentais do campo da Teoria Literária.

PALAVRAS-CHAVE: Temporalidade. Narrativa. Malária.

Biografia do Autor

Cícero Nardini QUERIDO, Prof., Universidade de São Paulo (USP)

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especialista em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Médico assistente do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (NADI) do HC-FMUSP. Mestrando do programa de Saúde Coletiva da FMUSP.

José Otto REUSING JÚNIOR, Prof. Me.

Médico doutorando em Nefrologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Coordena a Enfermaria do Serviço de Transplante Renal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e trabalha na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Atuou no cuidado de pacientes graves com Covid-19 durante a pandemia. Endereço eletrônico: <reusingjr@gmail.com>.

Fabiana Buitor CARELLI, Profª Drª, Universidade de São Paulo (USP)

Visiting Scholar/Researcher na Princeton University (USA) e Professora Associada (Livre-Docente) em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados a alguns estudos transdisciplinares envolvendo literatura e política, literatura e cinema (especialmente luso-africano e brasileiro) e, mais recentemente, literatura, artes e saúde. Possui mestrado (1997) e doutorado (2003) em Teoria Literária e Literatura Comparada, ambos pela Universidade de São Paulo. Cofundadora e coordenadora do GENAM-USP (Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura, Narrativa e Medicina da Universidade de São Paulo). Endereço eletrônico: <fbcarelli@gmail.com>. 

Publicado
2022-10-03