MACHADO, MORAVIA E O DIABO DE FAUSTO

  • Charles Borges CASEMIRO IFSP/SPO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo
Palavras-chave: Literatura e Sociedade. Mito Fáustico. Dom Casmurro. O Diabo não Pode Salvar o Mundo.

Resumo

O objetivo deste ensaio é apresentar o romance Dom Casmurro (1899, edição de 1999), do brasileiro Machado de Assis, e o conto Il Diavolo non PSalvare il Mondo (1983, edição de 1986 em português: O Diabo não Pode Salvar o Mundo), do italiano Alberto Moravia, como apropriações paródicas do mito do Fausto, 1587, que, dando feição às duas narrativas, assume, todavia, faturas estéticas, discursivas e ideológicas diferentes em cada uma das narrativas, em função de suas específicas vinculações geográficas, históricas e sociais. Para tanto, são considerados alguns elementos da história social da arte e da literatura1, sobremaneira, a partir da perspectiva de Arnold Hauser (1988), que permitem significar, sociologicamente, as relações dialéticas estabelecidas entre os dois discursos narrativos estéticos e outros discursos sociais não-estéticos que participam da composição destas narrativas; também serão considerados alguns elementos da metapsicologia freudiana2, em ilações a respeito da relação entre prazer e trabalho, eros e civilização, destacadamente, a partir do ponto de vista de Herbert Marcuse (1956), ainda que en passant, corroborando as significações históricas e sociológicas apontadas, em um primeiro momento, por meio de um delineamento de ligações entre civilização, magia, arte e religião, criações humanas da ordem da cultura, todavia, fundamentais para a compreensão do mito como narrativa estética, do mito fáustico e das suas atualizações históricas como interpretações do mundo moderno e contemporâneo.

1 HAUSER, Arnold. História Social da Arte e da Literatura. Trad. de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

2 MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização: Uma Interpretação Filosófica do Pensamento de Freud. Trad. de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Círculo do Livro, s/d. (original de 1956).

Biografia do Autor

Charles Borges CASEMIRO, IFSP/SPO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP / FFLCH / DLCV - Programa de Literatura Portuguesa, 2019); Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACK-SP - Discurso Literário Regionalista e Identidade Nacional, 2004); Bacharel em Letras Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP / FFLCH / DLCV - Língua Portuguesa, 1991); Bacharel em Letras Linguística pela Universidade de São Paulo (USP / FFLCH / DLCV - Linguística, 1991); Licenciado em Letras Português pela Universidade de São Paulo (USP / FEUSP - Língua Portuguesa, 1991).

Docente e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo (2014=>); Editor Gerente da Revista Metalinguagens - IFSP (2016 =>); Docente do Ensino Fundamental e Médio Público Estadual, em São Paulo, entre os anos de 1988 e 1991; Docente de Cursos Pré-Vestibulares e Ensino Médio Privado, em São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Jundiaí, Vinhedo, Campinas, Mogi das Cruzes e Sorocaba entre 1990 e 2014. CEO e Editor Chefe da Editora Casemiro (Charles Borges Casemiro ME), entre os anos de 1996 e 2014); Autor de livros didáticos e paradidáticos voltados para o Ensino Médio; Poeta.

Experiência de 30 anos de trabalho docente, de pesquisa e de extensão na área de Letras (Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Comparada) e na área de Linguística (Análise do Discurso Literário e das Artes Visuais - Literatura, Pintura, Escultura, Arquitetura e Cinema) no ensino médio e superior.

Área de concentração de estudos: 1. Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa; 2. Representação de paisagens estéticas, questões identitárias e de pertencimento a partir do discurso literário e do discurso das artes visuais. 3. Prosa contemporânea em Língua Portuguesa. 4. Literatura de autoria feminina. 

Publicado
2022-02-24