O QUE É SER MULHER?

OS ESTERIÓTIPOS FEMININOS EM NEIGHBOURS, DE LÍLIA MOMPLÉ

  • Nathalia Guedes ARAÚJO Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maria Teresa Salgado Guimarães da SILVA Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: Literatura. Literaturas Africanas. Estereótipos. Lília Momplé.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o romance Neighbours (1995) da escritora moçambicana Lília Momplé. A narrativa se passa em Moçambique, no ano de 1985, em três apartamentos marcados centralmente pelo papel social desempenhado por mulheres. Como pano de fundo, assiste-se à organização de um raid assassino, por agentes do Apartheid da África do Sul, junto a moçambicanos, a fim de desestabilizar o governo da época e trazer questionamentos ao povo. Pretende-se discutir os estereótipos femininos identificados nas personagens do romance, amparando-se nos textos de Chimamanda Ngozi Adichie (2015), bell hooks (2017), Michelle Perrot (2005), Rebecca Solnit (2017), Simone de Beauvoir (2008), Judith Butler (2019), Pierre Bourdieu (2019), Stuart Hall (2016) entre outras obras.

Biografia do Autor

Nathalia Guedes ARAÚJO, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em Letras Vernáculas, área de Literaturas Africanas; Integrante do grupo de pesquisa Escritas do Corpo Feminino nas Literaturas de Língua Portuguesa (UFRJ/UNILAB). Especialista em Literaturas: Portuguesa e Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Graduada em Letras/Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Endereço eletrônico: <profnathaliaaraujo@gmail.com>.

Maria Teresa Salgado Guimarães da SILVA, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de Paris – Sorbonne IV. Doutora em Letras Vernáculas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Endereço eletrônico: <teresalg@letras.ufrj.br>.

Publicado
2021-11-01