O CAPITÃO E AS ELEIÇÕES DE 2018:

METÁFORAS DA GUERRA, FUTEBOL E NAVEGAÇÃO NA COMUNICAÇÃO SOBRE POLÍTICA

  • Rosana Ferrareto Lourenço RODRIGUES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus São João da Boa Vista
  • Hiago Marcilis Henrique Cândido ROSA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Palavras-chave: Metáfora conceptual, Narrativa social, Integração conceptual, Comunicação sobre política

Resumo

RESUMO: Uma metáfora recorrente na política na última década é “O PT afundou o país”, reproduzida em diversas esferas da vida pública e privada. Além dessa metáfora, há outras que comunicam conceitos da cena política, criando ou reforçando ideologias. O objetivo deste trabalho foi mapear as metáforas conceptuais da GUERRA, do FUTEBOL e da NAVEGAÇÃO na comunicação sobre política nas eleições de 2018. Para isso, coletamos um corpus de aproximadamente 400 mil palavras de revistas, jornais e portais on-line, progressistas e conservadores, que foi analisado linguisticamente para evidenciar as projeções metafóricas. O mapeamento revelou integrações conceptuais complexas e inovadoras em narrativas de escopo triplo, em torno da figura do “Capitão”, representado por Jair Bolsonaro. Os resultados da análise revelaram que a política é uma guerra violenta como uma partida de futebol com apenas dois times jogando, em um mar violento, em que o time que perde afunda e em que o vencedor tem um exército e tripula um navio. Essas metáforas estão nas engrenagens sociais comunicando ao eleitor o que é política, desnudando como a comunicação sobre política é construída narrativa e figurativamente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Metáfora conceptual. Narrativa social. Integração conceptual. Comunicação sobre política.

Biografia do Autor

Hiago Marcilis Henrique Cândido ROSA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São João da Boa Vista. Endereço eletrônico: <rosanaferrareto@ifsp.edu.br>.

Publicado
2023-12-30