O Ensino e aprendizagem do português na China: novos desafios e múltiplas perspectivas

2022-10-24

Chamada para Publicação da Revista Metalinguagens

A Revista Metalinguagens (ISSN 2358-2790), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Brasil, está recebendo trabalhos acadêmicos para o número especial no tema: O Ensino e aprendizagem do português na China: novos desafios e múltiplas perspectivas, a ser publicado em fevereiro/2023. Além de artigos científicos, este número especial também aceita entrevistas, resenhas de textos acadêmicos e literários, bem como ensaios ou reflexões pedagógicas. Os textos submetidos serão avaliados por pareceristas pelo sistema blind review.

 

Prazo final de submissão: 18 de dezembro de 2022 (obedecendo às normas estabelecidas pela Revista)

As submissões serão recebidas pelo e-mail: zhangxiang@mpu.edu.mo

 

Organizadores:

Xiang Zhang (Universidade Politécnica de Macau, China)

Maria Célia Lima-Hernandes (Universidade de São Paulo, Brasil)

 

Temas ou tópicos:

  1. Ensino de gramática do Português para chineses

  2. Perfil dos aprendizes chineses no âmbito de PLE

  3. Interação em sala de aula de PLE

  4. Ensino de tradução e interpretação Chinês-Português/Português-Chinês

  5. Português para Fins Específicos

  6. Ensino de leitura em Português para alunos chineses

  7. Programa de formação de talentos em PLE

  8. Recursos didáticos de PLE na China

  9. Variedades linguísticas do Português

  10. Políticas linguísticas e história do ensino-aprendizagem de PLE na China.

  11. Ensino de literaturas de língua portuguesa na China

  12. Práticas de tradução literária e não literária por aprendizes de língua portuguesa na China

  13. Contatos interculturais entre línguas chinesas e línguas portuguesas na sala de aula

  14. Aspectos atricionais do ensino de PLE a falantes de línguas chinesas

  15. Ensino da língua portuguesa falada: o papel da variedade do Professor

  16. O papel do livro didático de PLE

  17. Materiais paradidáticos e o perfil do professor de PLE